A EPA anunciou a revisão de novas evidências científicas sobre os riscos à saúde do flúor na água potável, com foco em proteger a saúde pública e garantir padrões seguros de qualidade da água.
Revisão científica sobre o flúor
Em 7 de abril de 2025, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) anunciou que irá realizar uma revisão acelerada de novas pesquisas científicas sobre os possíveis riscos à saúde relacionados ao flúor na água potável.
O anúncio foi feito pelo administrador da EPA, Lee Zeldin, durante um evento em Salt Lake City, Utah, acompanhado pelo Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr.
A medida visa embasar futuras decisões da EPA quanto ao padrão de flúor na água potável, estabelecido pela Lei de Água Potável Segura (Safe Drinking Water Act).
Nitrificação em ETEs: processo, desafios e otimização
O impacto do flúor na saúde
O flúor é um elemento natural presente em fontes de água, como águas subterrâneas, e é comumente adicionado a sistemas públicos de abastecimento de água com o intuito de promover a saúde dental.
Porém, um relatório do Programa Nacional de Toxicologia (National Toxicology Program), publicado em agosto de 2024, levantou preocupações sobre os efeitos adversos do flúor.
O estudo indicou que níveis superiores a 1,5 miligramas de flúor por litro estão associados a problemas no desenvolvimento infantil, como diminuição do quociente de inteligência (QI).
A revisão da EPA buscará avaliar essas descobertas, além de explorar os riscos de exposições a níveis menores de flúor.
Processos oxidativos em ETA: eficiência no tratamento de água
O processo de revisão e colaboração com HHS
O administrador da EPA, Lee Zeldin, destacou que a revisão será conduzida de forma colaborativa com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) e terá a orientação do Secretário Robert F. Kennedy Jr., cuja defesa em favor da reavaliação dos riscos de flúor foi crucial.
A EPA está comprometida em realizar uma análise detalhada das descobertas científicas, incluindo os estudos do Programa Nacional de Toxicologia, e usará essas informações para revisar o padrão de flúor na água potável.
Esta ação também está alinhada aos objetivos da Comissão “Make America Healthy Again”, promovendo a saúde pública e o bem-estar ambiental.